bacilar - Definition. Was ist bacilar
DICLIB.COM
KI-basierte Sprachtools
Geben Sie ein Wort oder eine Phrase in einer beliebigen Sprache ein 👆
Sprache:     

Übersetzung und Analyse von Wörtern durch künstliche Intelligenz

Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:

  • wie das Wort verwendet wird
  • Häufigkeit der Nutzung
  • es wird häufiger in mündlicher oder schriftlicher Rede verwendet
  • Wortübersetzungsoptionen
  • Anwendungsbeispiele (mehrere Phrasen mit Übersetzung)
  • Etymologie

Was (wer) ist bacilar - definition

Shiguelose; Disenteria bacilar; Disenteria bacteriana

Bacilar      
adj.
Relativo a bacilo.
Delgado e comprido como uma varinha.
bacilar      
adj m+f (bacilo2+ar3)
1 Comprido e delgado como uma varinha.
2 Relativo a bacilo. Var: bacilário.
bacilar      
adj.2g. (-1844 cf. MS 4 )
-bac
1 referente a bacilo
2 em forma de bacilo (diz-se de bactéria)
-etim bacilo + -ar adj.; ver bacul(i/o)- ; f.hist. 1844 bacilar , 1871 baccilar

Wikipedia

Shigelose

Shigelose é uma infeção dos intestinos causada por bactérias do género Shigella. Os sintomas geralmente manifestam-se um a dois dias após exposição e incluem diarreia, febre, dor abdominal e vontade em defecar mesmo quando o intestino está vazio. A diarreia pode-se apresentar com sangue. Os sintomas geralmente manifestam-se entre cinco e sete dias. Entre as possíveis complicações estão a artrite reativa, sepse, crises epilépticas e síndrome hemolítico-urémica.

A shigelose é causada por quatro tipos específicos de Shigella. A bactéria é geralmente transmitida pela exposição a fezes infetadas. A exposição pode ocorrer em alimentos, água ou mãos contaminados. A bactéria pode ainda ser transmitida por moscas ou ao trocar uma fralda. O diagnóstico é feito com coprocultura.

Não existe vacina. É possível diminuir o risco de infeção lavando as mãos de forma adequada. A shigelose geralmente cura-se por si própria sem necessidade de tratamento específico. Recomenda-se repouso e beber líquidos em quantidade suficiente. O subsalicilato de bismuto pode aliviar alguns sintomas. No entanto, não são recomendados medicamentos que atrasam os movimentos intestinais, como a loperamida. Em casos graves podem ser administrados antibióticos, embora seja comum a resistência antibiótica. Os antibióticos mais comuns são ciprofloxacina e azitromicina.

Estima-se que em 2015 tenham ocorrido pelo menos 80 milhões de casos de shigelose em todo o mundo, tendo a doença sido responsável por 700 000 mortes. A maior parte dos casos ocorre nos países em vias de desenvolvimento. A doença é mais comum entre as crianças mais novas. É comum a ocorrência de surtos da doença em escolas e infantários. A doença também é relativamente comum entre viajantes.